in

3 curiosidades fascinantes sobre Portugal

Portugal, além das suas belezas naturais e rica história, esconde curiosidades fascinantes que revelam a sua singularidade.

Portugal é o Estado-Nação mais antigo da Europa

Com mais de 8 séculos de história, Portugal é reconhecido como o Estado-Nação mais antigo da Europa e um dos mais antigos do mundo.

Em 1139, foi declarado como Reino de Portugal, marcando o início de uma nação independente e soberana. Desde então, a história foi marcada por feitos notáveis e uma cultura distintiva que influenciou o mundo.

Durante 800 anos existiu um microestado entre Portugal e Espanha

Durante 800 anos, existiu um microestado chamado Couto Misto, situado entre Portugal e Espanha. Com cerca de 27 km² de área, este pequeno território tinha uma organização independente e não se submetia nem à coroa portuguesa nem à espanhola. Viveu em plena independência até 1868, quando o Tratado de Lisboa dividiu o território entre os dois países.

As atuais aldeias de Santiago e Rubiás passaram para a soberania espanhola e os domínios das atuais aldeias de Souteirinho da Ria, Cambedo e Lama de Arcos para a portuguesa.

Estoril foi centro mundial de espionagem na Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Estoril, uma charmosa cidade litoral de Portugal, tornou-se um centro de intrigas internacionais e espionagem.

Refugiados de guerra, celebridades e agentes secretos de ambos os lados misturavam-se nos luxuosos hotéis da região, como o Atlântico e o Grande Hotel do Monte Estoril.

Personalidades como Ian Fleming, o criador de James Bond, e Juan Pujol Garcia, conhecido como “Garbo” para o MI5, estiveram presentes, desempenhando papéis cruciais no cenário de espionagem da época.

Essas curiosidades revelam apenas uma pequena parte da história rica e fascinante de Portugal, um país que continua a surpreender e encantar o mundo com a sua beleza, cultura e tradições.