in

8 curiosidades sobre gatos que tem de saber

Os gatos, esses adoráveis e misteriosos felinos, conquistam os corações das pessoas com a personalidade única e independente. Os gatos são companheiros fascinantes que trazem charme e mistério às casas.

A verdade é que os gatos são seres incrivelmente complexos, e muitos dos comportamentos estão intrinsecamente ligados aos seus instintos.

Os gatos mantêm um lado selvagem, despertando grande curiosidade nos humanos.

É possível que já tenha ouvido afirmações, por exemplo, de que os gatos são traiçoeiros, não sentem amor por seus donos e são considerados “egoístas”. Os felinos expressam as suas emoções de maneira distinta dos humanos e cães, o que por vezes dificulta a compreensão por parte das pessoas.

Diversidade de Sons

Os gatos emitem cerca de 100 sons diferentes para comunicar com humanos e outros animais. Miados distintos são utilizados para expressar emoções e desejos específicos.

Água Corrente

Apesar do mito de que os gatos não gostam de água, muitos adoram quando a torneira ou chuveiro estão ligados. Isso deve-se ao instinto de evitar água parada, considerada mais propensa à contaminação.

Marcar o Território

Quando os gatos dão “cabeçadas” ou se esfregam nas pernas dos dos, estão marcando como parte da sua “matilha”. Estes animais possuem glândulas odoríferas na testa que liberam feromônios.

Amor à Companhia

Ao contrário do mito de que são independentes, os gatos apreciam a companhia humana. Muitos preferem dormir na mesma cama dos donos, demonstrando confiança e afeição.

Ronronar como Comunicação

O ronronar não é apenas fofo, é uma forma de comunicação. Geralmente, significa que o gato está feliz e seguro, mas também pode indicar nervosismo ou stress.

Piscar Devagar

Piscar devagar perto é uma demonstração de amor e confiança. Esse gesto indica que o gato confia profundamente no dono.

Sono

Gatos dormem, em média, de 12 a 16 horas por dia. Preferem sonecas curtas, típicas de seres crepusculares, que têm mais energia durante a noite.

“Amassar Pãozinho”

Esse comportamento, conhecido como “amassar pãozinho”, é uma expressão de amor e felicidade. Reflete o comportamento durante a amamentação, mostrando que o gato se sente seguro e acolhido.

Compreender esses comportamentos vai aprimorar o relacionamento com o gato, mas também ajudar a identificar sinais de saúde ou comportamentos atípicos.