in

Parecem inofensivos, mas estes são os 3 animais mais mortíferos do mundo

Mosquito

Quando se pensa em animais mortíferos, é comum imaginar leões, tubarões, cobras venenosas ou aranhas. No entanto, essas “feras temíveis” são apenas coadjuvantes no quadro geral da mortalidade humana.

Os animais que realmente matam são outros, muitas vezes surpreendentes por parecem mais inofensivos.

Os três animais mais mortíferos juntos são responsáveis por cerca de 860 mil mortes humanas por ano.

Estas são então as criaturas que lideram as causas de mortes humanas:

1. O Mosquito

Um carrasco sem rival, o humilde mosquito é o único organismo que mata mais humanos do que qualquer outra espécie. Estima-se que cause cerca de 700 mil mortes por ano.

Transmitindo doenças como malária, dengue e febre amarela, os mosquitos representam uma ameaça única para a humanidade, moldando significativamente a história humana.

2. Cobras

Apesar de ficarem atrás do mosquito em número, as cobras ainda são um grande problema em muitas partes do mundo, causando cerca de 100 mil mortes por ano.

Mordidas de cobras são mais comuns em países com dados de saúde mais fracos, levando a subnotificação, mas a Organização Mundial de Saúde estima entre 81.000 e 138.000 mortes anuais.

3. Ascaris lumbricoides (Parasita Intestinal)

Este parasita surpreendente causa aproximadamente 60 mil mortes por ano. Cerca de 1,2 bilhão de pessoas (15% da população mundial) são portadoras desse parasita.

Transmitida principalmente pelo solo, a Ascaris lumbricoides é a causa mais comum de helmintíase, uma classe de infecções intestinais.

O Cão

Apesar de não estar no top 3 mais mortífero, o cão provoca várias mortes indiretamente.

Os cães, considerados o melhor amigo do homem, causam indiretamente cerca de 59 mil mortes por ano. Isso ocorre devido à transmissão do vírus da raiva, principalmente em regiões com oferta inadequada de vacinas ou recursos médicos limitados.