in

Sabe qual é o país mais feliz do mundo? Portugal está longe do top10

No dia 20 de março celebra-se o dia da Felicidade. Dizem que este é um dos dias mais luminosos do ano, não só pela chegada da primavera. Este dia tem como objetivo promover o sentimento e demonstrar a importância fundamental para o bem-estar global.

Para comemorar esta ocasião especial, nada melhor do que o lançamento do Relatório Mundial da Felicidade, que nos fornece insights sobre onde estamos ou não estamos felizes.

Publicado anualmente nesta data específica pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, este relatório mede a felicidade global e identifica as suas causas. Além disso, revela os países onde a população se sente mais feliz. Quer sabe o país que lidera a lista?

Não, não é Portugal. O país mais feliz para se viver é a Finlândia, mantendo essa posição nos últimos sete anos, de acordo com o relatório.

Este país nórdico há muito tempo que descobriu os segredos para a felicidade da população, como mencionou John Helliwell, um dos fundadores do relatório.

“Descobrimos que a Finlândia é rica em diversos aspectos, desde o hábito de devolver carteiras perdidas na rua até a assistência mútua entre as pessoas no dia a dia, além das oportunidades de saúde e educação de alta qualidade e distribuição universal”, afirmou Helliwell, citado pela “CNN Travel”.

Além da Finlândia, mais quatro países nórdicos estão entre os dez primeiros da lista dos mais felizes, o que pode ser uma consideração importante para aqueles que procuram oportunidades no exterior. Mas no entanto, há uma surpresa: Israel, apesar do período de guerra, ocupa o quinto lugar na lista.

Os autores do relatório explicaram que as classificações são baseadas numa média de três anos, o que significa que eventos catastróficos ocorridos num determinado ano podem não ter um peso significativo na avaliação.

Ainda assim, três dos quatro países restantes no top 10 são europeus – e não, Portugal ainda não está entre eles.

Portugal está classificado em 55º lugar, uma posição acima do ano anterior, conforme indicado pelo relatório.

Além disso, o relatório observa que os mais jovens em Portugal são os que se sentem mais felizes, enquanto os mais idosos tendem a sentir-se mais cansados e insatisfeitos. A Austrália fecha o top 10 do Relatório Mundial da Felicidade.